segunda-feira, 21 de março de 2011

Confira as dicas para criação de agapones

Confira as dicas para a criação de agapornisPDFImprimirE-mail
Escrito por alessandro   
Qua, 12 de Agosto de 2009 12:22
agaporins
Dando seqüência a proposta do Aves e Notícias, hoje o leitor poderá conferir algumas dicas de um grande criador de pássaros da espécie agapornis.
 Confira abaixo as dicas:
 AGAPORNIS (Lovebird )
Agapornis = "Ave do Amor" (palavra grega)
Os agapornis são originários do Continente Africano e pertencem à família dos psitacídeos que inclui periquitos, araras e papagaios. A cor original do agapornis é verde. Em cativeiro foram conseguidas mais de 450 cores/mutações entre as espécies criadas.
Estão divididos em nove espécies: Agapornis Roseicollis; Agapornis Personata;Agapornis Fischer; Agapornis Nigrigenis;Agapornis Cana; Agapornis Pullaria; Agapornis Taranta; Agapornis Liliane; Agapornis Swinderniana. 
Criação 
Podem ser criados em viveiros ou gaiolas. Para a criação utiliza-se de ninho de madeira, tipo uma caixa, com uma divisão no meio, proporcionando sala e quarto, esta área deve ser côncava para abrigar os ovos. A gaiola deve proporcionar um espaço ideal para o casal e os futuros filhotes, o ninho por ser colocado dentro da gaiola como uma gaveta ou ficar suspenso do lado de fora. Os Agapornis criam o ano todo, descansando no verão, obtendo três ninhadas/posturas (fazer o ninho, botar os ovos, chocar os ovos e cuidar dos filhotes) por ano. 
Criar em Viveiros 
Facilidade para cuidar, alimentar, limpar, pois em um único local teremos todas as aves, diminuindo o tempo utilizado. 
Criar em Gaiolas Individuais 
Melhor manejo das aves, diminuindo brigas e doenças. Controle Genético das aves; Identificação Segura dos pais e filhotes. 
Alimentação
Os Agapornis são granívoros, ou seja, se alimentam basicamente de grãos de sementes, mas também apreciam outros alimentos. Segue uma lista básica: Mistura de sementes (painço, aveia, girassol;Farinhada a base de ovos; Fonte Mineral; Legumes, Cereais, milho verde, jiló; Água Fresca).
Macho ou Fêmea 
Assunto complicado em agapornis, pois nas espécies mais comuns não há diformismo sexual, ou seja, o macho é igual à fêmea. Os criadores utilizam do método de toque na região pélvica, mas os erros ocorrem normalmente. Agora estamos adotando o método de sexagem através de DNA, utilizando para isso uma amostra de pena, com 99,99% de confiabilidade. 
Ovos e Filhotes
Os ovos são postos dia sim, dia não e não devem ser retirados, a quantidade é de quatro a seis ovos, a incubação começa no terceiro ovo e o nascimento ocorre 23 dias após o primeiro ovo. O casal se reveza na tarefa de cuidar e tratar dos filhotes. Aproximadamente com 10 dias de vida deve-se anilhar os filhotes com as anilhas para facilitar sua identificação. Os filhotes devem ser separados dos pais quando a fêmea inicia uma nova postura e acaba por expulsá-los do ninho.  
Dicas para o Bom Criador  
Aprenda nomenclaturas das cores, tipos de grupos, espécies, fatores e peculiaridades ligadas ao sexo, mutações, etc. através de livros, publicações técnicas e contato com outros criadores. Visite Exposições e Campeonatos de Pássaros, isso possibilita você conhecer cores novas, identificar os padrões de excelência necessários, conversar e trocar idéias com os criadores mais experientes.  
Seja sócio de um Clube Ornitológico para obter as anilhas para as aves, bem como participar de um grupo de criadores como você, trocando informações e conhecimentos. Participe de Concursos com suas Aves, pois este é o melhor meio de saber se você está no caminho certo de sua criação, outro objetivo, se faz na divulgação do seu Criadouro, das suas Aves, aumentando a possibilidade de venda, troca, etc.
Curiosidades
Os maiores Agapornis são da Espécie Taranta e os menores da Espécie Cana. Somente nas Espécies Cana, Taranta e Pullaria que existem diformismo sexual, ou seja, o macho é diferente da fêmea. A espécie Cana é a única que está fora do Continente Africano, na Ilha de Madagascar. A espécie Swinderniana não tem exemplares em cativeiro. No filme Os Pássaros ( 1963 ) de Alfred Hitchcock, as aves compradas pela atriz (Suzanne Pleshette ) para presentear a menina são um casal de Agapornis Roseicollis Verdes. Os agapornis estrelaram o Filme (XUXA E O TESOURO DA CIDADE PERDIDA) em 2004. 

2 comentários:

  1. gostei muito das dicas , sou criador de agaponis e amo reproduções entre a especie. gostaria muito de receber convite para participar de clubes sendo sicio tambem. meu e-mail é:
    KHANER_ANDRADA@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  2. com quantos dias os filhotes saem do ninho? estou preocupado os flt estao com 12 dias e a mae ja esta acasalando e normal

    ResponderExcluir